quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014


Quem são o Pierrô, o Arlequim e a Colombina?



São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então.

Fonte: mundoestranho.abril.com.br




 
Pierrô (nascido Pietrolino na Itália) ama Colombina, que balança entre dois amores. Arlequim, mais astuto e muito traiçoeiro, acaba conseguindo os favores da jovem.



Pierrô é o mais pobre dos três: veste-se com roupas feitas de farinha de trigo, pó que se espalha em seu rosto. Por isto, é sempre representado com roupas largas e a face pintada de branco. Pierrô é o símbolo da ingenuidade, mas, em tempos em que “é preciso levar vantagem em tudo”, ele é mais comumente representado como um grande bobo.

A função original do Arlequim (Polichinelo, na Itália) era apenas divertir o público durante os intervalos das apresentações, com performances acrobáticas. A máscara negra e os trajes multicoloridos, feitos com retalhos em forma de losango, atraíam ainda mais a atenção. Introduzido na Commedia dell’Arte, Arlequim é apresentado como um espertalhão preguiçoso, que sempre empurra suas tarefas, nas propriedades de Pantaleão, para outros servos. O personagem se faz de ingênuo para ganhar a confiança dos colegas. Sempre cria confusões, mas usa a agilidade física para escapar das situações delicadas e arriscadas que cria.



Colombina é a aia de Isabela e tão refinada quanto seus amos. Dividida entre o bom-mocismo de Pierrô, que nunca encontra coragem para declarar seu amor, e a astúcia de Arlequim, acaba decidindo-se pelo segundo, seduzindo-o com passos graciosos que inspiraram diversos espetáculos de balé. A palavra Colombina significa Pombinha.

Nenhum comentário: